Marracuene acolhe II sessão do Conselho Provincial de Combate ao HIV e SIDA
A Secretária de Estado na Província de Maputo, Vitória Dias Diogo, dirigiu esta quinta-feira, no distrito de Marracuene, a 2ª Sessão do Conselho Provincial de Combate ao HIV e SIDA, alargada aos parceiros, antecedida pela assinatura de Memorando de Entendimento para a implementação da iniciativa “Parceria Público-Privada”, no âmbito de engajamento masculino no local de trabalho.
O acordo foi rubricado entre o Serviço Provincial de Saúde, Direcção Provincial de Saúde, Conselho Empresarial da Província e Parceiros, tendo sido testemunhado pela Secretária de Estado na Província, Vitória Diogo, e também pelo Governador da Província, Júlio Parruque.
A II Sessão do Conselho Provincial de combate ao HIV e SIDA teve como temas a apresentação da situação epidemiológica do HIV e SIDA referente ao primeiro semestre de 2021, implementação da profilaxia pré-exposição na província de Maputo, apresentação da situação da resposta Multissectorial ao HIV e SIDA referente ao Primeiro Semestre de 2021, apresentação dos relatórios das respostas distritais ao HIV e SIDA referente ao primeiro semestre de 2021, nos distritos de Namaacha e Manhiça, apresentação da segunda fase do Projecto DREAMS e apresentação da campanha “Somos iguais”.
Na ocasião, a Secretária de Estado na Província de Maputo saudou a iniciativa de implementação da Estratégia de Engajamento Masculino para identificar e mobilizar mais homens, garantindo-lhes acesso aos serviços de saúde e tratamento de HIV, com recurso a iniciativas inovadoras que vão ao encontro das especificidades e necessidades de homens vivendo com HIV.
Vitória Diogo disse que o Memorando de Entendimento vai assegurar que mais pessoas tenham acesso aos serviços de saúde no local de trabalho, reduzindo a pressão sobre as unidades sanitárias e garantindo a disponibilidade de serviços de testagem e aconselhamento de HIV SIDA mais próximos da população.
Instou ao sector de saúde para intensificar acções de prevenção e sensibilização junto de adolescentes e jovens, maximizando o potencial dos serviços disponíveis nas escolas. A governante encoraja os profissionais da Saúde a redobrar esforços e o seu engajamento em actividades de prevenção e tratamento do HIV, orientando os doentes, famílias e comunidades sobre os procedimentos a seguir.
Refira-se que, actualmente, das 113 unidades sanitárias existentes na província de Maputo, 109 oferecem serviços de tratamento anti-retroviral, faltando apenas quatro. De ano passado para este, registou-se o aumento da cobertura em mais duas unidades sanitárias.
Comentários
Enviar um comentário